terça-feira, 1 de março de 2011

Círculo vicioso...

Há exatamente um ano, falava aqui, neste blog, sobre as catástrofes climáticas no mundo. Relendo o que escrevi, percebi uma coisa engraçada e preocupante. Brincando, falei que...

"Pois bem, começo a acreditar que em breve teremos neve no RJ (granizo já cai, chuva no Saara (será q já chove lá?) e inundações no Nordeste (isso já aconteceu)." (01/03/2010)

E aí, em janeiro teve algo inédito na história do país: ciclone em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e a catástrofe na Região Serrana do Rio. E no último ano, o que foi feito? NADA!

Em 2010, um estudo havia sido feito em Nova Friburgo para saber quais as áreas de risco na cidade. Mas por questões burocráticas, o mapeamento não foi recebido e milhares de pessoas foram atingidas. Centenas ainda estão desaparecidas e mais de 900 morreram.

E esse post é como se fosse uma edição atualizada daquele, de um ano atrás. E já dizia na época:

"Mas não tem problema, nós, classe operária (tô lendo muito Marx) somos fortes o suficiente pra nos adaptar. Temos infraestrutura 0 (zero) e poucos recursos. Podemos pagar, tranquilamente, uma passagem na grande arca que salvará a humanidade (2012)." (01/03/2010)

Minha esperança é que no começo de 2012 eu não tenha que voltar aqui para falar sobre o que aconteceu no verão. Que as autoridades façam obras que realmente mudem alguma coisa e que a partir deste ano, as coisas possam ser diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário